Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa política e privacidade. aceitar

ETAPAS DO GERIC CAIXA


Para construtoras que precisam de velocidade na produção de empreendimento, a Caixa Econômica Federal, possui o programa Apoio à Produção, esta linha permite que a construtora viabilize os recursos necessários à composição do custo de obra, apresentando-se como um produto exclusivo no mercado.

Para que uma construtora ou incorporadora consiga acesso ao crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal e se habilite a vender imóveis na planta (o que dá ao cliente uma dupla garantia: a garantia de entrega da construtora e de financiamento da venda e da construção do imóvel pela Caixa Econômica Federal), empresa necessita qualificar-se no sistema de Gerenciamento de Risco de Crédito da Caixa Econômica Federal, popularmente conhecido como GERIC.

Etapas para Obtenção


Para a obtenção do GERIC, a Construtora/Incorporadora é submetida a um processo rigoroso de análise de risco da empresa, principalmente nos âmbitos:

  • Contábil/Fiscal: Análise no mínimo dos últimos 2 balanços da empresa;
  • Capacidade de gestão: Comprovar através de uma análise técnica da CEF capacidade de gestão Administrativa/Financeira;
  • Capacidade técnica: Avaliação do Engenheiro responsável e obras já executadas.

Os critérios são rigorosos para assegurar a adimplência e as exigências de restrição excluem grande parte das empresas que se submetem a essa análise de Risco para obtenção deste tipo de crédito.

Uma vez aprovada pelo GERIC, a construtora ou incorporadora pode definir o empreendimento que deseja construir e pode submeter esse projeto/empreendimento à próxima etapa de análise.

Dessa maneira, antes da contratação do efetivo financiamento com a Caixa Econômica Federal, pode-se apontar que o último processo que envolve o GERIC seja a Análise Preliminar de Engenharia. Essa análise busca avaliar os seguintes parâmetros de um empreendimento proposto pela Construtora/Incorporadora:

  • Análise do Entorno do Empreendimento – Integração à sociedade e atendimento das concessionárias de Água, Esgoto e Energia;
  • Capacidade Técnica da Construtora/Incorporadora para execução do empreendimento;
  • Impacto financeiro do empreendimento na Organização;
  • Cronograma de Obra definido pela Construtora;
  • Plano de Vendas;
  • Valor necessário a ser financiado pela Caixa Econômica Federal;

A partir daqui, com a análise do empreendimento aprovada, a empresa “gericada” tem o empreendimento aprovado para financiamento e os recursos são liberados conforme o grupo de compradores interessados comprove individualmente sua capacidade de pagamentos.

Em tempos de instabilidade e previsibilidade política e econômica baixas, as Incorporadoras e Construtoras devem se valer de todos os recursos disponíveis para honrar seus compromissos e cumprir sua missão de construir.

E, independente do foco de atuação, o GERIC demostra que a empresa que o possui detém competência técnica e econômica e capacidade operacional e gerencial de desenvolver e realizar seus empreendimentos. Portanto, ser uma empresa “gericada” é um reconhecimento altamente recomendado.

Fale com a gente